CNPJ 02.570.887/0001-89   •   COD. 562.501.97529-4   •  
       

Departamento Jurídico - Jurisprudência

O Supremo Tribunal Federal e a Contribuição Assistencial

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a cobrança de contribuição assistencial de empregados em favor do sindicato, prevista em Convenção Coletiva, deve ser estendida aos não sindicalizados. Com a decisão, o Inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal fica ratificado (o desconto é devido por empregados associados ou não para a manutenção da estrutura sindical). Informativo Supremo Tribunal Federal 210 RE - 189.960-SP, relator Ministro Marco Aurélio, 07 de Novembro de 2.000.

Evidencia-se que filiação espontânea é diferente da obrigatoriedade de contribuição. Ou seja, os resultados dos acordos ou dissídios coletivos e das convenções beneficiam, indistintamente, todos os membros da categoria. Para justificar ainda mais o entendimento, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho paulista, Francisco Antonio de Oliveira, diz:
"Não se deve confundir coisas distintas: pertencer a categoria e sindicalizar-se. A liberdade de associação prevista na Constituição (art. 8º) não significa que esteja o membro da categoria desobrigado da contribuição assistencial. Direcionamento nesse sentido desaguará no inusitado permitir-se a bipartição da categoria em privilegiados e não privilegiados. Os privilegiados usufruiriam os benefícios normativos sem obrigação de qualquer contribuição, enquanto os segundos haveriam de contribuir sempre. O fato de não ser associado não significa que não pertence á categoria. E o benefício é da categoria. Logo, todos devem pagar a contribuição. Esse é o único direcionamento que nos afigura possível dentro de uma lógica conceitual (...) entretanto, parece-nos que a possibilidade ou não de associar-se não se confunde com o direito ou não de efetuar o pagamento previsto em norma coletiva e devidamente aprovado em assembléia. Vale dizer, pertencer a uma categoria é pressuposto para a sindicalização ou associação. Portanto, são coisas distintas".

Base Territorial: Águas de São Pedro, Araras, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Charqueada, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Lindóia, Leme, Mombuca, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, Rio das Pedras, Iracemapolis, Itapira, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, Serra Negra e São Pedro
SINDEEPER
Rua XV de Novembro, 944 - Sala 11
CEP: 13400-370 - Piracicaba / SP
Fone: (19) 3435-9060 / 3422-4214
WhatsApp: (19) 97146-6272